São Paulo Fashion Week com desfile de costureiras da Zona Leste da Capital

Hoje, quarta-feira, 17 de novembro, às 15h30 o Pavilhão das Culturas Brasileiras abre com a apresentação do Projeto Cria Costura, parceria da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, com o SPFW e o Instituto In-Mod, no âmbito do Programa Fashion Sampa.

A iniciativa ofereceu qualificação profissional às costureiras da Cidade Tiradentes, extremo leste da Capital. Durante dois meses, os participantes receberão aulas e orientações do professor Jefferson de Assis, estilista do São Paulo Fashion Week, no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, equipamento da Fundação Paulistana.

Um cortejo formado pelos participantes junto da embaixadora do projeto Amanda Pieroni, percorrerão o evento ao som dos populares carrinhos ambulantes sonorizados das periferias até chegar à sala de desfile, finalizando a apresentação para a imprensa e influenciadores.

Com a aceleração da digitalização e retração econômica agravada pelo contexto da Covid-19, gerar oportunidades para a população em situação de vulnerabilidade é indissociável do foco em capacitação e desenvolvimento.

Em resposta a este cenário, a com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, em parceria com o In-Mod, se propôs a despertar e capacitar novos talentos, transformando competências técnicas em habilidades de alto valor agregado, capacitando novos profissionais da moda por meio do programa de aceleração pessoal Cria Costura.

O primeiro piloto do programa selecionou mulheres em situação de vulnerabilidade, formadas em corte e costura e residentes de Cidade Tiradentes, um dos pólos vocacionais de moda em São Paulo, no coração da zona leste.

Sob orientação do estilista e consultor Jefferson de Assis, as participantes foram orientadas para desenvolver habilidades de criação e design e desafiadas a aplicar técnicas de costura no desenvolvimento de produtos de edição limitada que serão apresentados e distribuídos a jornalistas e influenciadores no SPFW N52.

Elas passaram pór quatro fases ao longo do programa que teve início em julho com um laboratório de imersão criativa a partir da metodologia zero waste, método de modelagem consciente que os designers vêm utilizando para diminuir a quantidade de resíduo têxtil.

LEIA MAIS: Japan House São Paulo promove série de lives gratuitas sobre os bastidores do esporte.

Jardins SP

Facebook Comments

POST A COMMENT.