Direitos dos Animais, é o tema central da peça Benjamin. A apresentação traz à tona conceitos como amor, confiança, traição, solidão e indiferença. Como esses sentimentos podem afetar não apenas os seres humanos, mas também os animais.
A história começa a traição sofrida por Berta em sua lua de mel. A situação a deixa totalmente desesperada. A chegada inesperada de Benjamin, um vira-lata, tira Berta do fundo do poço. Mas esta ligação se rompe com a volta de Nöah, seu ex-marido.
A peça, idealizada pelo artista armênio Arthur Haroyan arrecadou, está na terceira edição. Na primeira temporada, o grupo conseguiu arrecadar mais de 200 quilos de ração que foram doados para ONGs parceiras do grupo. A ação também possibilitou a adoção de cinco cachorros.
Benjamin – Direito dos Animais
Benjamin, interpretado pelo ator Mário Goes, faz o papel de um vira-lata que promove mudanças profundas na vida de Berta (Júlia Marques). Ela o adota após ser traída pelo marido, Nöah (Lisandro Leite), durante sua lua de mel em Istambul.
Com a chegada de Benjamin, o público passa a assistir a visão que Berta projeta sobre o animal. Nele, Berta vê um ser humano ideal, que é cuidadoso, otimista, poético, respeitoso e companheiro, tornando-se assim uma metáfora que ilustra sentimentos verdadeiros e o amor genuíno, muito presentes no comportamento dos cachorros.
Quando Nöah reaparece, Benjamin logo passa a ser assistido pelo público sob a ótica do homem, tomando então uma forma não apenas animalizada, mas triste e solitária, já que o cachorro é menosprezado por ele.
“Berta enxergava em Benjamin algo que devia existir nos seres humanos, mas normalmente não existe. Já Nöah traz uma outra camada, e logo o assunto central da peça se torna a confiança traída, o abandono e os maus tratos aos animais”, conta Arthur, que também assina a direção da trama.
Benjamin, que até então interagia, conversava e até dançava valsa com Berta, é deixado de lado, perdendo sua voz e todas características que a relação com a mulher o conferiam.
“Benjamin sofre questões ligadas à indiferença do ser humano, tornando-se assim um representante de vários outros animais que passam por situações semelhantes”, completa.
SERVIÇO
Benjamin
Temporada: De 1º a 29 de maio, quartas-feiras, às 21 horas.
Local: Espaço Parlapatões (Praça Franklin Roosevelt, 158 – Consolação).
Ingressos*: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia).
Vendas online: https://www.sympla.com.br/benjamin
Capacidade: 96 lugares.
*Quem doar 1 Kg de ração, tem direito a pagar meia-entrada.
- Dia do Orgulho LGBT+: o que avançou na nossa legislação? - 25 de junho de 2024
- Mochila, mobiliário escolar e smarthphone trazem riscos para a estrutura óssea dos estudantes - 5 de fevereiro de 2024
- ABO-SP é considerada centro de excelência em tratamento da saúde bucal - 19 de janeiro de 2024
POST A COMMENT.