A primavera é o momento ideal para recuperar a pele do ressecamento causado pelo clima seco do inverno e para prepará-la para as altas temperaturas do verão.
De acordo com a dermatologista especialista em cosmiatria parceira Ricca, Luciana Garbelini, é preciso atualizar a rotina de cuidados com novos hábitos para manter o bem estar e a beleza da cútis.
LIMPEZA:
Se no inverno a regra Nº1 era hidratação, na primavera quem comanda é a limpeza. “Manter a pele sempre higienizada evita o excesso de produção de sebo, que surge por conta da alta temperatura”, explica Garbelini.
E complementa, “investir em máscaras de limpeza profunda, que removem as impurezas, 1x na semana, e lavar o rosto pelo menos 2x ao dia são boas alternativas para controlar a oleosidade ao longo do dia.”
TCHAU POROS:
“Transpiração, que normalmente aparece com mais frequência nessa época, e a oleosidade produzida pela pele, podem obstruir os poros e agravar quadros de cravos e espinhas”, comenta a dermatologista. Para prevenir, Garbeleni indica máscaras faciais de argila, que podem ser feitas semanalmente.
“Esse tipo de dermocosmético tem propriedades cicatrizantes capazes de minimizar e desobstruir os poros, fazendo com que a pele respire, além também controlar a oleosidade.”
HIDRATAÇÃO:
Apesar de não ser o step mandatório da nova rotina de cuidados, a hidratação não pode ser deixada de lado. “Hidratar o rosto continua sendo importante porque ajuda na prevenção de possíveis ressecamentos e mantém os níveis saudáveis de água da pele”, afirma a parceira Ricca. O cuidado também pode ser incluído na rotina pelo menos 1x na semana com a ajuda de máscaras faciais.
RAIOS UV:
O protetor solar é indispensável em qualquer época do ano, mas a primavera pede reforço nesse step. “Os raios ultravioletas atingem a superfície terrestre nas estações quentes ou frias, sendo mais intensos em dias ensolarados, inclusive atravessando janelas. Por isso, a aplicação é importante mesmo para quem está home office”, alerta a expert.
“Para evitar danos ao DNA celular causados pela radiação UV, que favorece envelhecimento precoce e outras doenças de pele, sugiro a aplicação de protetores a partir do FPS30 pelas manhãs, almoço e início da tarde.”
LEIA MAIS: Urgente Pró-Sangue precisa imediatamente de doação.
- Dia do Orgulho LGBT+: o que avançou na nossa legislação? - 25 de junho de 2024
- Mochila, mobiliário escolar e smarthphone trazem riscos para a estrutura óssea dos estudantes - 5 de fevereiro de 2024
- ABO-SP é considerada centro de excelência em tratamento da saúde bucal - 19 de janeiro de 2024
POST A COMMENT.