Obra da especialista em EP, Kelly Rodrigues, mostra que o cuidado em saúde deve ser repensado para evitar falhas graves no atendimento às necessidades e preferências de pacientes e familiares, apresenta metodologia inovadora para mudar este cenário e a prática de 10 instituições nacionais e internacionais.
Kelly afirma que somente trazendo o tema da EP para uma discussão mais ampla é que se começa a fazer a transformação no dia a dia do atendimento, gerando impacto positivo em toda a cadeia de saúde.
“Tenho a pretensão de provocar os diversos stakeholders a pensar diferente, no sentido de que precisamos envolver os pacientes não só pelos direitos deles – o que já é um grande argumento – mas para que entendam seu papel no próprio tratamento e participem de forma ativa das decisões importantes para o seu cuidado”, destaca a autora.
Metodologias & Cases
A primeira parte do livro traz toda a metodologia, ensinando como criar uma cultura de experiência; como capturar a voz do paciente; preparação das lideranças em EP; treinamento e desenvolvimento de equipes; comunicação em saúde; engajamento de colaboradores, governança em experiência; métricas para mensurar a experiência, entre outros assuntos.
Na segunda parte, estão os cases de boas práticas de instituições que são referências mundiais, como Mayo Clinic (EUA), Hospital Sant Joan de Déu (Barcelona) e Instituto Experiencia Paciente (IEXP, Espanha), bem como de instituições brasileiras que estão fazendo a diferença nesse cenário, como a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e o Oncocentro Natal.
As vozes dos pacientes estão presentes nos cases das associações de pacientes do Brasil e de Portugal que, de acordo com a autora, “fazem um trabalho excepcional que serve de guia para que muitas outras boas histórias surjam”, como o Instituto Vencer o Câncer, a Casa Hunter (Associação de Pacientes de Doenças Raras), a Oncoguia e a Rare Disease Portugal (RD Portugal), “que conduz um trabalho revolucionário na Europa”, com a união de mais de 40 associações de pacientes.
“O usuário do sistema de saúde é um cliente e como cliente tem preferências e necessidades, além de um poder de voz que não tinha antes. As instituições e os profissionais de saúde que não se atentarem para essa nova era estarão fadados ao fracasso”, conclui a autora.
Noite de autógrafos
Experiência do Paciente – Como criar, implementar e gerir bem um Programa de Excelência em Experiência de Pacientes
Dia/hora: 24/4, segunda-feira, das 19h às 22h
Local: Livraria da Vila do Shopping Pátio Higienópolis – Av. Higienópolis, 618 – São Paulo
Autora: Kelly Rodrigues
Págs: 404
Formato: 16cm x 23cm
Livro físico: R$ 80,00 I e-Book: R$ 70,00
A partir de 17/04 em https://loja.patientcc.com/ e nos principais sites: Amazon, Magalu, Submarino, MercadoLivre e outros.
Sobre a autora
Kelly Rodrigues é CEO e fundadora da Patient Centricity Consulting (https://patientcc.com/), empresa pioneira em experiência do paciente (EP) no Brasil e parceira do Instituto de Experiência de Pacientes da Espanha (IEXP), sendo responsável por preparar instituições de saúde no Brasil e em Portugal para a certificação internacional em EP Patients First. Executiva com mais de 20 anos de atuação na área de saúde, tornou-se especialista em EP, com cursos de Design in healthcare, Engajamento de pacientes e colaboradores, Experiência de pacientes e liderança na Cleveland Clinic, entre outras instituições norte-americanas e europeias de referência na área. É membro da Association for Patient Experience, do Centro de Estudos em Planejamento e Gestão da Saúde (FGVsaúde) e líder do Grupo de Trabalho Técnico em EP da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (SOBRASP). É professora em EP da Fundação Getúlio Vargas, Fundação Dom Cabral e PUC-RS.
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