Dados do Banco de Sangue do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) mostram um aumento de 20% no número de doações entre outubro de 2020 e 2021 devido ao avanço da vacinação contra a Covid-19.
Segundo o Dr. Fabio Lino, diretor do Serviço de Hemoterapia, “as pessoas se sentem mais seguras para sair de casa e estão mais conscientes também da importância da doação de sangue”, explica.
Ainda que o volume de sangue doado neste ano tenha suprido as demandas de rotina do HSPE, os estoques estão 31% abaixo do esperado e preocupa os especialistas quanto a possíveis emergências.
Em 2019, 13.083 pessoas doaram sangue no HSPE entre janeiro e outubro. No mesmo período de 2021 apenas 9.065, o que significa que o número de doações ainda é baixo se comparado aos anos anteriores.
“Os estoques precisam estar cheios. E neste 25 de novembro, Dia Nacional do Doador de Sangue, é a chance de fazer a diferença”, explica Fabio.
Antes de doar, veja abaixo alguns dos critérios necessários de acordo com as orientações do Ministério da Saúde:
– Estar em boas condições de saúde;
– Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (Menores devem estar acompanhados do responsável legal para doar);
– Pesar no mínimo 50kg;
– Estar alimentado (evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem o procedimento);
– Estar descansado;
– Candidatos que estiveram no exterior não podem doar sangue por 14 dias a partir da data do retorno;
– Voluntários que tiveram contato com casos suspeitos e confirmados de Covid-19 ficam impedidos de doar sangue por 14 dias;
– Doadores que apresentaram sintomas de possível infecção pelo novo coronavírus (casos suspeitos) poderão doar sangue após 14 dias do desaparecimento dos sintomas;
– Aqueles que apresentaram diagnóstico positivo de Covid-19 só poderão doar sangue após 30 dias da recuperação clínica completa (sem sintomas).
O Banco de Sangue do HSPE funciona de segunda a sexta, das 9h às 16h, e aos sábado, das 8h às 16h. O acesso é pela Rua Pedro de Toledo, 1.800, Vila Clementino, São Paulo/SP. Próximo à estação de metrô AACD-Servidor, linha Lilás.
É importante ressaltar que são impedidos de doar sangue os diagnosticados com Covid-19, durante 30 dias após o fim dos sintomas.
Já os que foram vacinados contra a doença com a CoronaVac, devem esperar 2 dias, com a AstraZeneca/Oxford e a Pfizer 7 dias, para realizar o procedimento, de acordo com informe técnico do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 do Ministério da Saúde.
LEIA MAIS: Japan House São Paulo inaugura nova exposição literária.
- Dia do Orgulho LGBT+: o que avançou na nossa legislação? - 25 de junho de 2024
- Mochila, mobiliário escolar e smarthphone trazem riscos para a estrutura óssea dos estudantes - 5 de fevereiro de 2024
- ABO-SP é considerada centro de excelência em tratamento da saúde bucal - 19 de janeiro de 2024
POST A COMMENT.