Empreendedorismo feminino! Pesquisa feita pelo Mães Empreendedoras, um projeto criado por Maria Cristina Bernardo, que alia empreendedorismo e empoderamento feminino, mostra que muitas mulheres tem buscado no empreendedorismo um novo caminho para suas vidas profissionais.
Empreendedorismo feminino – Pesquisa
Segundo a pesquisa feita em fevereiro de 2019 com 150 mulheres, a maioria das novas empreendedoras são da geração Y (85%) e começaram a empreender para estar mais perto dos filhos (52%), já que muitas sentem que perdem chances de trabalho por serem mães.
Além do desejo de viver mais plenamente a maternidade, o sonho de ter um negócio próprio (16%) e a necessidade de ganhar dinheiro (17%) também pesaram na decisão.
Por não terem experiência como empreendedoras, muitas sentem dificuldade à frente da gestão dos negócios, especialmente no marketing da empresa (40%).
Outro grande desafio é a organização para trabalhar, problema apontado por 32 % das respondentes, já que a maioria das mulheres trabalha em casa e no seu dia a dia a mulher acaba acumulando papéis como dona de casa e profissional.
Mas o empreendedorismo feminino veio para ficar e segue crescendo no Brasil.
As novas empreendedoras estão na Região Sudeste, com destaque para o estado de São Paulo (33%), vendem principalmente produtos pela internet e apostam em negócios da indústria criativa, sendo 22% no segmento de artesanato, 20% na área da moda e 18% no segmento de alimentação.
Há também um crescimento do número de mulheres nas áreas de comunicação e marketing digital, carreiras que nasceram e se expandem com o avanço da internet e redes sociais nos últimos anos.
- Dia do Orgulho LGBT+: o que avançou na nossa legislação? - 25 de junho de 2024
- Mochila, mobiliário escolar e smarthphone trazem riscos para a estrutura óssea dos estudantes - 5 de fevereiro de 2024
- ABO-SP é considerada centro de excelência em tratamento da saúde bucal - 19 de janeiro de 2024