Dia 22 de março, acontece o lançamento do livro: Stanislávski e o método de análise ativa: A criação do Diretor e do Ator, de Nair D’Agostini.
A autora é a primeira diretora pedagoga brasileira formada na Rússia a partir do Método de Análise Ativa.
No dia do lançamento, a autora fará na noite de autógrafos e um bate-papo sobre Stanislávski e a criação do ator e do diretor teatral a partir da metodologia desenvolvida por Stanislávski.
Stanislávski e o método de análise ativa
A abordagem do método se dá a partir de fontes primárias, teóricas e práticas, e do seu desenvolvimento por conceituados intelectuais e artistas da cena russa que escreveram sobre esse conhecimento e o aplicaram em suas criações.
Dessa forma, Nair D’Agostini aborda o método de análise ativa e sua aplicação pelo diretor na leitura do texto.
Ela esclarece em que consiste o método e explicita o processo de conhecimento da obra dramática e os elementos necessários a sua análise.
Tudo isso, através da ação, para em seguida expor as leis da criação cênica, exigência fundamental do “sistema” na formação do ator criativo para a utilização do método das ações físicas.
A obra inclui também a tradução, direta do russo, dos estenogramas das últimas aulas-ensaios ministradas por Stanislávski sobre o novo método das ações físicas no Estúdio de Ópera Dramática durante a análise e criação do papel de Hamlet para a peça homônima de Shakespeare.
3 anos na União Soviética- de 1978 a 1981, e conhecimento direto da escola soviética sobre o “sistema” de Stanislávski
“Esta obra é fruto de meu percurso de estudo em artes cênicas iniciado com minha chegada à União Soviética por ter tido o privilégio de receber uma bolsa de estudo em teatro do Ministério da Cultura da URSS.” Explica Nair D’Agostini.
Nair D’Agostini conta um pouco sobre sua experiência.
“Em 30 de setembro de 1978, em plena ditadura militar no Brasil, após muitos percalços consegui chegar a Moscou. Lá, com o primeiro dia de neve, vi-me entre milhares de estudantes estrangeiros. Após uma noite gélida em Moscou, fui enviada pelo Ministério de Educação da URSS à cidade de Leningrado, hoje São Petersburgo. A viagem de trem rumo ao desconhecido e sem a compreensão suficiente da língua russa que me permitisse manter alguma comunicação razoável, a não ser a mimética, anunciava o que estaria por vir. Vivi a contradição entre a alegria de ver meu sonho a tanto tempo alimentado sendo realizado e a insegurança do porvir.”
Ela foi pioneira em transmitir este legado, de forma sistemática, no Brasil, na Universidade Federal de Santa Maria, no curso de Artes Cênicas.
“Fui a primeira brasileira a estudar nesse instituto, onde ninguém falava a língua portuguesa. Tive, então, a impressão de pertencer a uma tribo totalmente desconhecida no mundo.”
SERVIÇO
SERVIÇO
Lançamento do livro Stanislávski e o método de análise ativa: A criação do Diretor e do Ator
Data: 22 de março, sexta-feira, às 20h
Local: Teatro Escola Macunaíma Unidade Butantã
End.: Avenida Valdemar Ferreira, 204
Informações (11) 3217.3400
- Dia do Orgulho LGBT+: o que avançou na nossa legislação? - 25 de junho de 2024
- Mochila, mobiliário escolar e smarthphone trazem riscos para a estrutura óssea dos estudantes - 5 de fevereiro de 2024
- ABO-SP é considerada centro de excelência em tratamento da saúde bucal - 19 de janeiro de 2024
POST A COMMENT.