Exposição sobre as migrações do século XXI e a importância da língua no processo de sair de um lugar para outro fica em cartaz até 12 de junho
A mostra temporária Sonhei em português! fica em cartaz até 12 de junho no Museu da Língua Portuguesa, instituição do Governo do Estado de São Paulo. A exposição aborda a questão das migrações do século XXI e revela como a língua tem um papel fundamental no processo de sair de um lugar para outro com uma cultura totalmente diferente.
Um dos destaques do projeto, cuja curadoria é assinada por Isa Grinspum Ferraz, são as falas de imigrantes de várias nacionalidades que vieram morar em São Paulo. Depoimentos de 13 imigrantes podem ser vistos em vídeos, dirigidos por Marco Del Fiol, em televisores instalados em caixas, nas quais é possível ainda observar objetos que fazem menção à experiência migratória. Tudo isso está localizado na sala Para Esta Cidade.
Na sala Deslocamentos Cruzados é criado um ambiente que tematiza as pessoas e as línguas em trânsito. O espaço é preenchido por cantos em vários idiomas, reunidos pela cantora e pesquisadora Fortuna; retratos de imigrantes de várias partes do mundo que residem em São Paulo em uma instalação concebida por Solange Farkas, da Associação Cultural Videobrasil; uma tapeçaria do artista Edmar de Almeida que alude às bandeiras como símbolos nacionais; e uma vitrine em que flutuam letras e caracteres de alfabetos de várias línguas, como árabe, coreano, chinês, hebraico e cirílico. O visitante ainda tem a oportunidade de analisar um grande mapa-múndi, realizado pelo Estúdio Laborg, em que são projetados os fluxos migratórios contemporâneos.
A instalação “Travessia”, criada pelo artista Leandro Lima, ocupa a sala intitulada Tanto Mar. Trata-se de uma obra cinética, feita de luzes, sons e movimentos, evocando a travessia por um oceano – ao longo de toda a temporada em cartaz de “Sonhei em português”, foi uma das obras mais “instagramáveis”. Em uma das paredes do espaço, textos poéticos que falam sobre o partir são projetados – trabalho do Coletivo Bijari.
A mostra ainda contém um pequeno auditório no qual são exibidos vídeos que problematizam a imigração do século XXI, com curadoria de Solange Farkas. Há também animações de dois poemas de Augusto de Campos, “SOS” e “Sol de Maiakóvski”, projetados em uma das paredes.
Por fim, na sala Do Brasil para, há depoimentos de brasileiros que se mudaram para países como Alemanha, Austrália, Japão e Estados Unidos. Suas experiências revelam como foi o processo de adaptação nesses locais e também a saudade que sentem do Brasil.
A exposição temporária Sonhei em português!, que abriu em 12 de novembro de 2021, conta com patrocínio do Grupo Volvo e apoio do escritório Mattos Filho, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
SERVIÇO
Exposição temporária “Sonhei em português!”
Até 12 de junho
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (permanência até 18h)
R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)
Grátis para crianças até 7 anos
Grátis aos sábados
Acesso pelo Portão A (em frente à Pinacoteca)
Venda de ingressos na bilheteria e pela internet https://bileto.sympla.com.br/event/68203
Museu da Língua Portuguesa
Praça da Luz s/n – Luz – São Paulo
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (permanência até 18h)
www.museudalinguaportuguesa.org.br
SOBRE O MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA
Localizado na Estação da Luz, o MLP tem como tema o patrimônio imaterial que é a língua portuguesa e faz uso da tecnologia e de suportes interativos para construir e apresentar seu acervo. O público é convidado para uma viagem sensorial e subjetiva, apresentando a língua como uma manifestação cultural viva, rica, diversa e em constante construção.
O Museu da Língua Portuguesa é uma realização do Governo Federal e do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, concebido e realizado em parceria com a Fundação Roberto Marinho. O IDBrasil é a Organização Social de Cultura responsável pela sua gestão.
PATROCÍNIOS E PARCERIAS
A reconstrução do Museu tem patrocínio máster da EDP e patrocínio do Grupo Globo, Itaú Unibanco e Sabesp – todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O apoio é da Fundação Calouste Gulbenkian.
A Temporada 2022 conta com patrocínio do Grupo Volvo, do Instituto Cultural Vale e do Itaú Unibanco, apoio da Booking.com e do Grupo Ultra e das empresas parceiras Cabot, Marsh McLennan, escritório Mattos Filho, Verde Asset Management, Faber-Castell e Bain&Company. Rádio CBN, Revista Piauí, Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux são seus parceiros de mídia. A Temporada é realizada pelo Ministério do Turismo, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
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