Associação inaugura espaço de treinamento de jovens para o mercado de trabalho em São Paulo

O Espro (Ensino Social Profissionalizante), associação filantrópica sem fins lucrativos e 100% autônoma, inaugurou sua nova sede na região central de São Paulo, o que vai ajudar milhares de adolescentes e jovens em vulnerabilidade social a encontrarem uma vaga no mercado de trabalho.

O Espro, em 41 anos de existência, já encaminhou mais de 315 mil jovens aprendizes para o primeiro emprego. Somente em 2020, cerca de 18 mil jovens foram inseridos no programa de aprendizagem da instituição. A previsão é ampliar esse atendimento em 10% para 2021.

“Quando o Espro nasceu, o jovem era analógico. Hoje o jovem é um nativo digital, chega até nós com o celular na mão. Nosso espaço físico precisa representar isso para darmos sequência à nossa causa, que é incluir o jovem em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho”, afirma Alessandro Saade, superintendente executivo da associação.

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a taxa de desemprego no país atingiu o recorde de 14,6% no terceiro trimestre, o equivalente a 14,1 milhões de pessoas. Entre os jovens (18 a 24 anos), o índice é ainda maior: 31,4%.

Os jovens que passam pela aprendizagem no Espro têm maior empregabilidade em relação à média do país. Segundo dados do Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), o conjunto de jovens (15 a 29 anos) empregados era de 49% no país em 2018, sendo 35% que trabalham mais 14% que estudam e trabalham. No Espro, o indicador é de 63% (22% mais 41%, respectivamente).

A nova sede do Espro, que foi inaugurada no mês passado, fica em dois andares de um prédio na rua da Consolação, totalizando 2.000 metros quadrados. No local há área para recebimento de jovens, empresas e apoiadores da entidade, uma Central de Experiência do Cliente, estúdio completo de áudio e vídeo (para projetos de empreendedorismo), entre outros.

O local abrigará os colaboradores da matriz do Espro, com mais de 200 estações de trabalho. Com arquitetura moderna e diferenciada, o espaço seguiu projeto arquitetônico leve e clean, com salas de reuniões de vidro, espaçamento entre as áreas e mesas sem divisórias. Também recebeu intervenções artísticas do artista plástico, designer e grafiteiro Gabriel Menezes, o MENA.

LEIA MAIS: Outlet oferece promoção de passagens para viagens de ônibus.

Jardins SP

Facebook Comments

POST A COMMENT.