Saúde mental: Como os gestores podem ajudar seus colaboradores no home office

De uns meses para cá, o home office se popularizou ao redor do mundo. Apesar dos benefícios, como flexibilidade de horário e a eliminação de horas no trânsito para chegar ao trabalho, uma parcela da população enfrenta dificuldades para separar a rotina profissional da vida pessoal e acaba exagerando na dose.

Um levantamento recente, realizado pela Microsoft, aponta que para 33% das pessoas que estão trabalhando remotamente, a falta de separação entre trabalho e vida pessoal está impactando negativamente seu bem-estar.

É importante frisar que além de impactar na vida dos colaboradores, uma saúde mental estremecida influencia diretamente no desempenho do time. Por isso, quando os gestores desenvolvem uma cultura que apoia esse tipo de cuidado, a equipe tende a render mais e ficar por mais tempo no mesmo emprego.

“Investir na saúde mental dos colaboradores é uma estratégia de retenção de talentos”, pontua Cristiano Soares, country manager no Brasil da Deel, startup de gestão de pagamentos e contratos internacionais.

Por isso, investir em benefícios ligados à saúde, como meditação, esportes, psicólogos e até days off podem auxiliar no processo de cuidar da mente dos profissionais.

“Além disso, é fundamental demonstrar apoio a todos Os funcionários precisam assimilar que a empresa se importa com eles e que está disposta a levar em consideração suas preocupações”, completa o executivo.

Outro ponto que vale lembrar é a otimização do fluxo de trabalho. Segundo Cristiano, a ideia de que quanto mais horas trabalhadas, melhor, já caiu por terra. Atualmente, existe uma série de mecanismos e ferramentas feitas para facilitar a vida corporativa.

“Evite sobrecarregar a equipe e procure evitar ser um gestor controlador. É importante dar espaço e uma chance para que os funcionários gerenciem seu próprio tempo e entregas”, finaliza Soares.

LEIA MAIS: Justiça Federal realiza leilão de imóveis em São Paulo.

Jardins SP

Facebook Comments

POST A COMMENT.